Páginas

Pessoal, este blog se alimenta de comentários. Se quiserem mantê-lo vivo, comentem!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Os conceitos de Céu, Inferno, Purgatório e Umbral.

O Portal e o Habitante do Umbral.
Inferno e Purgatório.
A noção de Céu e Inferno é uma noção tipicamente cristã-católica. A sua função era amedrontar as pessoas que estavam morrendo com a necessidade de se batizarem e "aceitarem Jesus" para que não ardessem no inferno por toda a eternidade. Isso, muitas vezes, claro, significava deixar para a igreja uma boa parte da sua herança. No entanto, quando eram questionados sobre para onde iam, por exemplo, uma criança que nunca havia pecado mas que morria sem ter sido batizado, ou pessoas extremamente pecadoras e que no último instante eram batizados, a igreja não podia dizer que esta iria para o céu e aquela para o inferno apenas por terem sido batizadas. Assim, surgiu a história do purgatório. Este seria um lugar um pouco melhor que o Inferno e pior que o Céu. Seria para lá onde iriam pessoas nas situações mencionadas, durante um tempo, até expurgarem seus pecados e se purificarem para ir para o Céu.   

Céu e Inferno.
A doutrina Espírita já tinha superado a ideia de penas eternas. Allan Kardec em sua obra, Céu e Inferno, explica que não existiria lógica em Deus criar o ser humano para uma vida extremamente curta, expondo-nos a todas as possíveis aprovações, para então apenas por algumas circunstâncias decidir se iremos passar toda a eternidade no Céu ou no Inferno. De certa forma, entretanto, o Espiritismo reconhece a existência do purgatório já que o próprio em sua obra diz: "O inferno reduz-se à figura simbólica dos maiores sofrimentos cujo termo é desconhecido. O purgatório, sim, é realidade". (Céu e Inferno, pág. 79). Mas, onde ficaria o purgatório? Como ele seria? Quanto tempo ficaríamos por lá, até sermos merecedores de irmos para o Céu? A essas perguntas, Kardec não responde, no entanto, se analisarmos a obra de André Luiz, psicografada por Chico Xavier, constataremos que o Umbral faz o papel de purgatório

O que é o Umbral?
Entretanto, o que, de fato, é o Umbral? É um lugar para onde alguns vão quando morrem, ou é um estado vibratório? Qual é a função do Umbral no nosso desenvolvimento espiritual? Em espanhol, a palavra "umbral" se refere apenas a um pedaço de madeira que nas casas mais antigas eram colocadas ao "pé" das portas (link aqui). Seu sentido mais próximo então seria algo como "Portal". Na Ordem Rosacruz, o termo Umbral também é muito utilizado mas não para designar um local para onde iríamos ao morrer. Seu significado mais próximo seria o de um estado vibratório específico por qual podemos passar tanto em vida quanto em morte. Seria um momento onde nos seriam apresentados obstáculos ao nosso crescimento espiritual. Seria um estado vibratório marcado por dificuldades e necessidades de escolhas. Quantas vezes não já passamos por isso ainda em vida?

O Habitante do Umbral.
Outro termo recorrente na Ordem Rosacruz é o de "Habitante do Umbral". Para o Espiritismo, ainda levando em consideração a obra de André Luiz, habitante do umbral seria nada mais do que os espíritos desencarnados que perambulam por esta espécie de "purgatório". Entretanto, para o Rosacrucianismo, o termo é um pouco mais complexo. O Habitante do Umbral seria o nosso lado mais ruim. Seria aquela vozinha dentro da gente que nos impede de ultrapassar o Portal do Umbral (momentos de dificuldade). Para que se possa ultrapassar alguns graus na Ordem Rosacruz, é necessário encontrar com o Habitante do Umbral e passar pelo seu Portal, tudo isso, claro, de maneira simbólica. 

O Umbral e Jesus.
Alguns podem ter a impressão de que encontrar-se com o Habitante do Umbral seria o mesmo que encontrar-se com o Diabo e passar pelo Portal do Umbral seria o mesmo que ir para o Inferno. Entretanto, vale a pena lembrar que este momento também fora enfrentado por Jesus Cristo na passagem onde Jesus encontra o demônio no Jardim da Getsêmani. Naquele momento, Jesus era tentado a desistir da sua missão e rejeitar o momento de dor e sofrimento que viria mais tarde. Ou seja, ele era tentado a não passar pelo Portal do Umbral. Entretanto, Jesus enfrentou o Habitante e passou pelo portal e, só então, cumpriu sua missão. E vocês? O que pensam sobre este assunto? Já passou pelos "umbrais" da vida? Já teve que enfrentar o Habitante do Umbral? Comentem...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...