Páginas

Pessoal, este blog se alimenta de comentários. Se quiserem mantê-lo vivo, comentem!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Homossexualidade na Bíblia. Ou: Davi e Jônatas eram apenas bons amigos?

Representação católica da "amizade" entre Davi e Jônatas
Os últimos direitos conquistados pelas minorias sexuais, como o casamento igualitário, no Brasil, nos EUA e na Europa, reascenderam uma tradicional animosidade entre grupos sociais progressistas e religiosos (como bem já aconteceu com abolicionistas, feministas e etc). Que a Bíblia está repleta de mandamentos e histórias sexistas, racistas, etnocentristas e homofóbicas isto não é novidade. Entretanto, parece que os mandamentos contidos no Deuteronômios e no Levíticos não impediram alguns importantes personagens bíblicos de pecar. Senão vejamos:

Abraão e escravo.
Começando por Abraão, patriarca do povo judeu, existe uma passagem bíblica em que ele parece ter sido acariciado por um escravo: "E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora tua mão debaixo da minha coxa" (Gênesis 24:2). "Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio" (Gênesis 24:9). Sim, claro. Era apenas um ritual de promessa, onde um homem colocar a mão debaixo da coxa de outro, era algo essencial para o cumprimento da promessa.

Rute e Noemi.
Mais à frente existe uma outra relação polêmica só que entre Rute e Noemi. Para quem não sabe, Noemi é sogra (mãe do marido) de Rute. Quando todos os homens da sua família são mortos por causa de uma fome, Noemi aconselha as mulheres a voltar à casa da sua mãe, porém Rute recusa: "Não me inste para que te abandone, e deixe de seguir-te, por que aonde quer que tu fores eu irei" (Rute 1:16). "E disse Noemi à sua nora: Melhor é, minha filha, que saias com as suas moças, para que noutro campo não te encontrem" (Rute 4:22). A relação entre as duas parece que refletia até no estado patrimonial da família: "No dia que comprares a terra da mão de Noemi, comprarás também da mão de Rute, a moabita, mulher do falecido" (Rute 4:5). Talvez essa seja somente a primeira história de amizade entre nora e sogra!

Eclesiastes.
Uma outra passagem bíblica que vem gerado polêmica é a seguinte: "Melhor serem dois do que um porque tem melhor paga do seu trabalho" (Eclesiastes 4:09) e, mais à frente: "Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?" Pra que dois homens iriam querer se esquentarem dormindo juntos em uma região já tão quente quanto no oriente médio?

Davi e Jônatas.
Por fim, temos que citar a clássica relação entre Jônatas e Davi. Jônatas era filho de Saul, rei de Israel e, portanto, futuro herdeiro do trono. David era um guerreiro já famoso por derrotar o gigante Golias. Muito embora Jônatas fosse herdeiro legítimo do trono, a "amizade" entre ambos foi tamanha que fez Jônatas conspirar contra seu próprio pai a favor de Davi. "E disse Jônatas a Davi: O que disse a tua alma, eu te farei"(1Samuel 20:4) "E falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os servos, para que matassem a Davi. Porém Jônatas, filho de Saul, estava mui afeiçoado a Davi" (1 Samuel 19:1) "E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como a sua própria alma" (1Samuel 18:1). 

Mas será que este amor entre Davi e Jônatas não seria apenas um amor fraternal como o de dois grandes amigos? Bem, isso é o que dizem as interpretações conservadoras, mas não é o que diz este trecho da Bíblia: "Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me eras o teu amor do que o amor das mulheres!" (2 Samuel 1:26). Afinal, se eles eram apenas como amigos, por que Davi compara o seu amor com o das mulheres e não com o de irmãos, muito embora o chame de irmão? Na verdade, acho difícil Davi ter sido homossexual (no máximo bissexual) afinal, ele foi casado e gerou descendentes. Quem sabe a história de Davi, vê que ele tinha um grande senso de oportunidade. Ele seduziu Jônatas para ficar com o seu direito ao trono, da mesma forma que seduziu Bate-Sebá e mandou seu marido, Urias, para uma batalha mortal, apenas para ficar com ela e as riquezas do falecido. Este é um dos maiores heróis da Bíblia!

Conclusão.
Todas essas passagens bíblicas suscitam diferentes formas de interpretações e traduções. Os mais conservadores vão dizer que não há nada de homossexual nelas, eu já acho que há sim. Só é interessante notar que eles nem mesmo citam essas passagens com tanta frequência como citam Sodoma e Gomorra (que muitas também dizem não ter sido a homossexualidade o pecado). A livre interpretação da Bíblia, herança de Martinho Lutero, já levou até ao surgimento de uma "Igreja Gay" (link aqui). Parece que eles estão usando o próprio veneno de alguns líderes evangélicos como antídoto.

PS: Todas as passagens bíblicas foram retiradas do site Bibliaonline (link aqui). Não sei ler a Bíblia no original (ainda) mas acredito que a tradução deste site deve ser confiável.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...