Páginas

Pessoal, este blog se alimenta de comentários. Se quiserem mantê-lo vivo, comentem!

terça-feira, 21 de maio de 2013

A vida é rara no universo?

Robô Curiosity procurando sinais de vida em Marte.
Neste post, vou discorrer sobre alguns argumentos expostos por Marcelo Gleiser, físico brasileiro, no seu livro Criação Imperfeita. Neste livro, dentre outras coisas, ele tenta demonstrar que a vida, especialmente inteligente, é rara no universo. Muito embora a tese seja muito bem argumentada, acredito que as últimas descobertas científicas vêem a contradizendo. Ele, muito didaticamente  estabelece 9 condições para o surgimento da vida inteligente na Terra e, consequentemente, em outros planetas (descontando neste caso, a possibilidade de existência de outras formas de vida extremamente exóticas e diferentes da Terra, como por exemplo, em outros estados de matéria, dimensões ou elementos químicos). De todo modo, vamos discorrer em cima dos seus argumentos.

Vida em Estado simples.
Os quatro primeiro argumentos dizem respeito ao surgimento da vida em seu estado mais simples:
1. "A vida precisa de elementos químicos básicos como: carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e etc." Neste caso, o próprio autor argumento que não há dificuldades pois estes elementos são abundantes no universo.
2. "Os elementos precisam interagir e formar moléculas inorgânicas simples, como água, amônia e o gás carbônico, e moléculas orgânicas simples, como o gás metano e outras." O autor também considera não haver muitos obstáculos à vida, neste caso, pois estas moléculas também são abundantes no universo, mesmo no espaço interestelar.
3."Essas moléculas precisam encontrar um meio [água] onde possam reagir, criando moléculas cada vez mais complexas, chegando então nas moléculas que caracterizam a bioquímica, como as proteínas e os ácidos nucleicos" Para o autor, neste passo, a situação fica mais difícil pois o surgimento da vida ficaria condicionado à existência de água em estado líquido que, por sua vez, estaria condicionada à existência de sistemas planetários com planetas em zonas habitáveis, como a Terra.

Na verdade, é aqui onde surge a minha primeira crítica: no ano em que o livro foi registrado, 2010, não tínhamos os resultados mais recentes da missão Kepler da NASA, sobre os exoplanetas (planetas em zonas habitáveis em outros sistemas solares). Hoje em dia, o tempo inteiro, o noticiário científico anuncia a descoberta de "mais um exoplaneta" feita por essa missão.

4. "De alguma forma, reações químicas inanimadas, transformaram-se no primeiro ser vivo, um conjunto de reações autosustentáveis, capaz de absorver energia do meio ambiente e de se reproduzir." Neste caso, o autor considera esse passo "misterioso". Será que teríamos aí o dedo de Deus? Tudo bem, não é este o assunto aqui. Como o assunto é raridade da vida, vamos considerar que se a água, juntamente com os elementos químicos essenciais à vida, são abundantes no universo, então a própria vida também o é.

Vida em estado complexo.
Vamos agora às condições para o surgimento de vida em sua forma mais complexa:
5. "A uma certa altura, uma membrana protetora feita de gordura, circundou os reagentes, protegendo-os do ambiente externo. Esse era o mundo dos protozoários."
6. "O próximo passo, foi a transição das células procariotas para as eucariotas, a hipótese mais aceita é que as eucariotas surgiram das alianças simbióticas dos seres procariotos."
7. "Após o advento das células procariotas, o próximo grande momento na história da vida foi o surgimento de criaturas multicelulares. A origem de seres multicelulares também é explicada a partir de alianças simbióticas."

Vale notar que, nestes três casos, existe um só princípio, uma espécie de 'lei de atração'. Assim como o ser humano se reúne em sociedades para que, juntamente, possamos aumentar a probabilidade de existência de cada um de nós, parece que os organismos mais simples também fazem o mesmo. Eles se reúnem em processos de simbiose formando organismos mais complexos. Como nas três condições o princípio é o mesmo, me parece que esses eventos não podem ser tão raros assim.

8. "A diversificação acelerada dos seres vivos, a chamada explosão cambriana, deu-se devido a mudanças no meio ambiente terrestre. As mais importantes foram a oxigenação da atmosfera, e o aumento da atividade geológica devido ao movimento das placas tectônicas"

Neste caso, o desenvolvimento da vida, estaria relacionada com o desenvolvimento da Terra. No momento em que o planeta era extremamente hostil, somente organismos muito simples, ou extremófilos poderiam se desenvolver. Uma vez com atmosfera mais densa e maiores movimentos tectônicos  a vida se diversificaria. Os estudos dos exoplanetas ainda não obtiveram detalhes a ponto de dizer se atmosfera densa e movimentos tectônicos são comuns nestes planetas. Entretanto, é interessante notar que o robô curiosity já constatou que a atmosfera de Marte é mais densa do que se esperava.

Vida inteligente.
Por fim, vamos analisar o último argumento que fala sobre a origem da vida inteligente:
9. "A inteligência como conhecemos hoje, surgiu a há menos de um milhão de anos, estando presente por nem mesmo 0,02% da história da Terra".

Bem, este é o argumento mais difícil de refutar, afinal, independente de quaisquer fatores, se a vida inteligente surgiu a tão pouco tempo na Terra, mesmo que ela seja um exemplo de boas condições para que isso ocorra é por que ela não deve ser tão comum assim. Entretanto, vale notar, que estamos falando de uma noção (Tempo) bastante relativa e ainda incompreendida pelos físicos. Não podemos garantir que outros planetas não tiveram tempo para desenvolver a vida até mesmo por que este processo pode se dar de forma exponencial. Neste caso, por mais que pareça recente o surgimento da vida, talvez este seja apenas o tempo suficiente para tanto.

De todo modo, concordo em uma coisa com o livro do físico brasileiro: a busca por vida inteligente é mais do que uma busca científica, é uma busca espiritual, talvez seja uma forma de darmos sentido à nossa existência e não admitir que ela possa ser apenas obra do acaso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...