Páginas

Pessoal, este blog se alimenta de comentários. Se quiserem mantê-lo vivo, comentem!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O segredo de Pitágoras. Ou: Com (in)certeza matemática...


Pi
Qual é exatamente o valor do número pi?

Matemática.
A matemática é tida por muitos como o mais perfeito dos conhecimentos, a base de todas as ciências. Até Kant colocou a matemática como um juizo "sintético a priori", ou seja, capaz de gerar conhecimentos universalistas. A matemática também está na base do método científico, afinal, todos os fenômenos devem ser expressados com base em suas leis. Juntamente com a música, é uma das poucas linguagens verdadeiramente universais, entendida por todos.

Pitágoras.
Pitágoras é tido por muitos como o primeiro matemático. Ele foi um filósofo grego que viajou para o Egito, considerado por muitos naquela época como a mais rica e culta das civilizações. Foi no Egito onde Pitágoras desenvolveu a maioria dos seus teoremas, inclusive o famoso Teorema de Pitágoras (no triangulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa).

A raiz quadrada de 2
Mas nem só de belezas viveu o filósofo. Ao aplicar seu teorema em um triângulo perfeito, com todos os lados igual a 1, Pitágoras descobriu que a hipotenusa é a raiz quadrada de 2. O problema começa aqui pois a raiz quadrada de 2 é igual a 1,41421356237... resumindo, não é um número perfeito! Além disso, descobriu também que a razão entre a circunferência de um círculo e o seu diâmetro também é um número imperfeito, o Pi, igual a 3,14159265359...

Questões abertas.
Essa descoberta assustou o nosso filósofo, afinal, como de duas figuras geométricas tão perfeitas, o quadrado e o círculo, decorreriam números irracionais, imperfeitos? Como em dois espaços limitados, estaria contido uma infinitude de números? Além disso, será que nem mesmo a matemática seria a mais perfeita das ciências? Será que não existiria a possibilidade de conhecer o nosso mundo de forma completa e racional? Será que existiria um limite para a possibilidade de conhecimento humano? Pior, será que se nem mesmo conseguimos responder a uma equação, poderemos dizer com certeza o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso, belo ou feio?

A escola de Pitágoras.
Diante de todos esses questionamentos, o que será que fizera Pitagoras? Saiu gritando aos quatro cantos do mundo sobre a descoberta dos números irracionais? Não. Ele a escondeu! Ele considerou a descoberta perigosa demais para época e, então, fundou a chamada Escola de Pitágoras, que tinha profundos contornos religiosos e, apenas disseminou a sua descoberta aos iniciados. É claro que depois da sua morte, a escola se desfez e a sua descoberta está exposta ao mundo todo, mesmo que 99% das pessoas não queiram (ou não têm tempo) para pensar sobre ela.

E vocês? O que acham disso tudo? Existe limites para o conhecimento humano? É possível dizer com certeza absoluta o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso, belo ou feio? Vocês também tentariam esconder uma descoberta como essa? Fiquem à vontade!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...